Adriana Correa

Anúncio e Constelação

Foram me chamar
Eu estou aqui, o que é que há
Foram me chamar
Eu estou aqui, o que é que há
Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho
Mas eu vim de lá pequenininho
Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho
(Dona Ivone Lara)

O colonialismo e suas formas de opressão atravessam a existência da população negra, deixando como legado a marginalização e a obliteração. A interseccionalidade de gênero, raça e classe, num país que vigora o racismo estrutural e estruturante, fragiliza muito mulheres negras. É desse lugar que apresentamos as escrevivência.
O objetivo primeiro, realizar uma colagem de escrevivências, considerando a história de vida de Carolina Maria de Jesus, Elza do Carmo e Adriana do Carmo Corrêa Gonçalves. As escrevivências de mulheres negras sangram e denunciam o racismo estrutural, mas também fazem anúncios, que trazem à tona o empoderamento e a representatividade em comunhão com outras mulheres – uma constelação -, como estratégia de enfrentamento do racismo cotidiano.
Nosso ponto de partida é a epígrafe acima que, pela música, faz vários anúncios e traz à tona algumas estratégias para que possamos viver e, devagarinho, romper com a colonialidade e suas práticas violentas.
Quando escrevemos, nos inscrevemos no mundo e certamente não é uma auto inscrição simples, principalmente quando nosso lugar de fala está na intersecção de gênero, raça e classe social – marcadores silenciados e oprimidos pela sociedade colonial e patriarcal. Aqui, quem fala é uma mulher, negra e periférica, portanto, a escrita da auto-inscrição é a reinscrição-reinserção no mundo, junto com as mulheres da minha vida.

E deste anúncio surgiram ações – uma constelação de ações.

Adriana Corrêa
Constelação de ações Divulga Carolina
Episódio 01 – Higienize as mãos ( ação divulga Carolina com santinho solidário )
Santinho distribuído com sache de álcool em gel na linha de ônibus 474 no auge da Pandemia. 2020.

Adriana Corrêa
Constelação de ações Divulga Carolina
Episódio 02 – Higienize a mente (ação divulga Carolina com santinho político)
Santinho distribuído com sache de álcool em gel, numa ação boca de urna, nos dias da eleição carioca para prefeito, e camiseta impressa utilizada pelos participantes da ação.
2020

Adriana Corrêa
Constelação de ações Divulga Carolina
Episódio 03 – Jogo das citações ( ação para roda de conversa )
Bingo votivo * com números relacionando citações de fragmentos de textos de Carolina Maria de Jesus, o acaso sendo usado para instaurar fios de conversas reflexivas.
2020

* Ex-voto (01 vela perna de cera), giz de cera nas cores (03 marrom, 02 laranja, 02 preta, 03 vermelha e 01 branca, 7 fitinhas de igreja, 6 bolinhas de isopor número 01, 01 ferro de salda. 03 caixas pequenas de papelão, numeradas de 01 a 03, contendo citações relacionadas ao trabalho monográfico, intitulado: Melhores mulheres da minha vida: arte e escrevivência. Dimensões 34cm x 24cm.

 Orientação TFG: Eloisa Brantes